QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
A sociedade de hoje exige que todos os cidadãos ao formar continue a estudar para melhorar a sua atuação na profissão. A pessoa que sai da faculdade preocupada só em trabalhar e não busca aperfeiçoar através de cursos, palestra, leitura,... sobre aquilo que faz, ficará em breve desatualizada, devido o grande números de informações que hoje temos na internet, jornais, revistas, TV, etc. Na educação ainda fica mais preocupante o educador que se aposenta antes do tempo, ou melhor, que sai da faculdade acreditando que já sabe tudo e pronto. Esquece que lidamos com “ser humano” que sofre mudança constantemente, sem falar na sociedade em que vivemos que cada dia aparece coisas novas, por isso, temos que procurar aperfeiçoar e mudar a nossa prática dentro de uma sala de aula diariamente.
A pergunta: “Quem sou como professor e aprendiz?” nos leva a pensar na nossa prática, principalmente na questão de fazer as crianças sentirem o prazer de aprender e não meras ouvintes das nossas informações e teorias, sem levantar nenhuma dúvida ou questionamento a respeito do assunto estudado. Temos que ter a coragem de deixar que as crianças nos questionem, para que juntas possamos construir uma aprendizagem prazerosa que incentiva cada vez mais a continuar aprendendo e nunca “aposentar antes do tempo”, acreditando que já sabe tudo, e agora é só passar o conhecimento para frente.
O exemplo deste “aposentar antes do tempo” é o nosso próprio curso. Quantas vezes escutamos pelos corredores: “não vou ocupar o tempo com isso, pois já sei o suficiente para fazer o meu trabalho. Para que tecnologia? Essas crianças não precisam disso.” Puro engano! Se estamos atualizadas nas tecnologias poderemos buscar mais informações sobre os assuntos em estudo, ou até mesmo tirar as nossas dúvidas, para melhor atender os nossos alunos, sem falar que podemos levá-los para um laboratório de informática e ali transmitir um conhecimento de forma criativa que chame mais a atenção dos mesmos.
Acredito que como professora não passo parar de buscar algo para aprender e ensinar, tem que lutar com o tempo para estar sempre em formação continuada, buscando aprender novas maneiras de ajudar as crianças a construir a sua própria aprendizagem sem desiste no meio da caminhada.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário