calendário

Qual a sua opinião sobre as tecnologias na educação?

terça-feira, 22 de junho de 2010

USANDO AS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA

Plano De Aula
Escola Paroquial Cristo Rei
1º ano

Cursistas: Fabiana, Katya Cylene, Laudadete, Márcia, Rosinalva,Simone e Shirley.

Curso: Ensinando E Aprendendo Com As Tic - Eproinfo

Disciplina: Ciências Sociais e Naturais e Língua Portuguesa

Habilidades:

* Ouvir os outros com atenção;
* Comentar a história ouvida;
* Perceber que a nossa sobrevivência depende da preservação do meio ambiente;
* Perceber a relação existente entre os homens e o meio ambiente;
* Ler informações contidas em imagens;
* Reconhecer a diversidade da flora e fauna brasileira.
* Listar atitudes importantes para preservação do meio ambiente.

Conteúdos:
* Gêneros textuais: Texto narrativo;
* Produção de texto por meio de desenho;
* Leitura de imagem;
* Meio ambiente

Situação Didática:

* Apresentar a ilustração da história: “O mundinho” para os alunos do 1º ano através do data-show,estimulando-os a fazerem levantamento de hipótese do texto;
* Em seguida ler o texto comparando com as hipóteses levantadas;
* Solicitar que os alunos representem através de desenho no pawer point os momentos principais da história (começo, meio e fim);
* Listar com ajuda da professora algumas atitudes que devemos ter para preservarmos o nosso meio ambiente;


Recursos Didáticos:

* Computador com acesso a internet e editor de textos
* Data show
* Historia reproduzida em pawer point
* Papel chamex
* Caderno de produção textual do aluno
* Livro de Literatura Infantil: “O mundinho”

Avaliação:

* Acontecerá no decorrer da aula através de observação do interesse e participação dos alunos.


Referências:

* Sitemática de Matriz e habilidades do IAS
* Site: Portal do professor
* Livro infantil “O mundinho” de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen

Descrição do processo:
Planejar usando recursos tecnológicos é sem duvida mais interessante, pois disponibilizamos de ferramentas que favorecem uma aprendizagem mais significativa, visto que, a visualização de imagens estimula a criatividade e a atenção dos alunos ao tema proposto.
Na execução da nossa aula usamos: Data Show, Máquina digital, Note Book, Microfone e caixa de som.
Depois de todo o processo de planejamento, realizamos a nossa aula com os alunos reunidos em uma sala e com uma conversa inicial sobre a primeira imagem do livro no Data Show, posteriormente realizamos a leitura do livro explorando cada imagem do mesmo. Os alunos compreenderam a história do livro, e conseguiram participar das discussões posteriores narrando o inicio, o meio e o fim do livro e relacionando com situações do cotidiano e muitas vezes citando exemplos.
Tivemos dificuldades em continuar a atividade no Laboratório de Informática da Escola, pois, não tínhamos computadores para todos os alunos, visto que, fazia parte de nosso planejamento a ilustração do livro no Programa Power Point. Portanto tivemos que fazer a ilustração em sala de aula e no caderno de Produção de texto dos alunos.
Durante a realização de nossa aula conseguimos trabalhar além da disciplina de Língua Portuguesa, a temática Meio Ambiente que engloba as Disciplinas de Ciências, história e geografia, denominada no Documento do Ensino Fundamental de Educação de 9 anos como : Ciências Sociais e Naturais.
Aprender é sempre bom, mas criar situações diferentes para que a aprendizagem aconteça é melhor ainda. Foi exatamente isso que aconteceu ao planejarmos e executarmos está aula usando as tecnologias. Espero que tenha sido apenas o começo de muitas aulas envolvendo recursos de multimídia, pois assim os alunos aprendem melhor e participam de forma mais efetiva do processo de ensino aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário